Agenda

4 FEV - SÁBADO

CoderDojo

social

O CoderDojo é uma rede global de clubes de programação gratuitos e sem fins lucrativos com o objetivo de ensinar jovens dos 7 aos 17 a programar. Fundado em 2011 este movimento conta já com mais de 600 Dojos (clubes) dispersos por 60 países. Em Braga, desde 2013 que o CoderDojo Minho tem trabalhado de perto com vários jovens criando pequenas apps, websites, jogos, e outras plataformas. Os participantes, apelidados “ninjas”, aprendem assim com a ajuda de vários mentores que a programação é uma força capaz de mudar o mundo.

6 FEV - SEGUNDA

Sessão de Abertura

social

Sessão inaugural da edição deste ano. Será apresentado o calendário, os desafios e os parceiros da SEI. E, possivelmente, uma ou duas surpresas.

Ameaças de segurança emergentes

talk

Apresentação das ameaças emergentes a nível global e análise de incidentes ocorridos em organizações portuguesas.

Hacking an Application with a Browser and a Zebra

talk

Irá ser apresentado o Zebromat, um site simples desenvolvido pela Checkmarx que demonstra ao vivo como podemos facilmente assumir o servidor em minutos através de uma combo box. Irá também ser mostrado como aplicações protegidas são invadidas devido a outras aplicações vulneráveis hospedadas no mesmo servidor. Irá-se falar sobre o que as empresas devem fazer para garantir a segurança do seu software.

Escolhido pelo público

talk

Serás capaz de escolher, no local, uma de duas apresentações. Aquela com mais mãos no ar ganha! Uma é mais amigável para o cérebro. A outra é basicamente uma brincadeira de computação de baixo nível hardcore, para te mostrar a investigação de segurança topo de gama.

The mysterious world of the Android Kernel

talk

Vamos mergulhar profundamente no que torna o Kernel tão importante, como realmente construí-lo e instalá-lo, como é trabalhar nele, armadilhas comuns e como será o futuro.

Sorte Minha

talk

Um play-by-play de uma auditoria a um device sem qualquer tipo de informação prévia (black box testing), com o objetivo de controlar a informação e obter um lucro financeiro imediato que poderia ascender a milhões de euros.

7 FEV - TERÇA

DevOps: A journey, not an event

talk

O excessivo tempo entre a ideia original e a disponibilização do software que a suporta mostra que a forma como temos desenvolvido software nas últimas décadas não é eficiente. A esse excesso de tempo acresce muitas vezes a falta de qualidade do software entregue, quer devido a erros existentes, quer por não implementar exatamente a ideia original, o que aumenta ainda mais o tempo de entrega. Para resolver este problema, a comunidade das metodologias ágeis sugere que o fosso entre quem desenvolve o software (Development) e quem o instala e opera (Operations) seja eliminado, pela utilização de um conjunto de ferramentas e métodos de trabalho que, apesar de não serem individualmente disruptivos, exigem esforço e disciplina na sua utilização contínua e eficaz. Esta palestra mostra que esta mudança é um caminho que é preciso percorrer e não um evento súbito que tudo muda.

Building React applications at scale

talk

Atualmente, há uma procura crescente por aplicações web altamente escaláveis e com uma grande performance. Escolher o melhor software e abordagem para resolver estes problemas pode tornar-se uma tarefa assustadora com o aumento cada vez maior de frameworks e tecnologias disponíveis. Na Farfetch, escolhemos React e Webpack para nos ajudar a atingir esses objetivos. Vamos guiar-te através do processo por trás dessa escolha, que desafios superamos, as vantagens de usar essas tecnologias e como construímos uma infraestrutura escalável para aplicações de alto tráfego.

Introdução ao Game Maker Studio

talk

Ao longo do tempo da talk, José Castanheira irá construir um jogo utilizando a ferramenta de desenvolvimento Game Maker Studio, onde irá explicar as várias componentes do programa ao longo da criação.

Shutix - Prototipagem rápida

talk

Truques e dicas usadas no desenvolvimento do Shutix para obter um protótipo de uma forma rápida e objetiva, com aspeto polido.

Through the Looking Glass- Decomposing VR tech, case studies and market analysis.

talk

O desenvolvimento de projetos de realidade virtual apresenta muitos desafios diferentes. Esta palestra aborda não só a tecnologia e as melhores práticas de desenvolvimento, mas também princípios básicos que são específicos da realidade virtual e também partilha algumas informações sobre o que está a acontecer atualmente no mercado.

Utilização de Oculus Rift e Kinect em projetos de IDT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico)

talk

A utilização de dispositivos vulgarmente conhecidos como dispositivos vocacionados para jogos, como é o caso da Kinect ou dos Occulus Rift, em aplicações mais práticas é um dos focos nos projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico realizados no Centro de Computação Gráfica. Isso pode trazer algumas dificuldades que pode ser o fato de se lidar com os dispositivos nas suas versões mais iniciais, normalmente chamadas de Development Kits, que podem ainda trazer problemas ou ainda capacidades de baixo desempenho. Um dos objetivos principais a atingir pelos desenvolvedores desses dispositivos é o de encorajar o seu uso, para que desse modo possa descobrir os seus problemas e possíveis soluções através do feedback fornecido pelos seus “early adopters”. Nesse sentido no CCG também foi possível detetar problemas nestes dois dispositivos, mais em termos de desempenho e qualidade de visualização, para os quais foi necessário desenvolver soluções criativas para ultrapassar os problemas. Outro dos problemas de lidar com estes dispositivos no modo “Development Kit”, é o fato de muito provavelmente ao ser feito o desenvolvimento de um projeto para um cliente com base nesse modelo inicial será necessário adotar no futuro a solução desenvolvida para o novo modelo do dispositivo, que poderá ser lançado a curto prazo para uso comercial em larga escala. Neste último caso grande parte do desenvolvimento efetuado pode ficar obsoleto, dado que normalmente a versão comercial já fornece funcionalidades e capacidades para não ser necessário utilizar as “soluções criativas” adotadas para ultrapassar os problemas dos mesmos. Outra vertente da utilização da Kinect e Occulus Rift é o fato de ser possível utilizar os mesmos em áreas que há partida não seriam tão evidentes como é o caso do Marketing, Indústria 4.0 ou das Artes.

8 FEV - QUARTA

Aplicações Móveis Nativas em React Native

workshop

Desenvolvimento de aplicações móveis nativas recorrendo a Javascript e React.

BI & Big Data – Solving Real World Problems with Pentaho & Tableau

talk

Existem várias ferramentas de exploração e análise de dados para o chamado self-service business intelligence. O software Tableau destaca-se pela simplicidade, robustez e garantia de resultados, para além da sua performance. Numa fase de grande em que o IoT e Big Data tomam um lugar cimeiro no processamento e gestão de grandes clusters de dados, contamos com esta sessão apresentar algumas das soluções e funcionalidades que tornam o Tableau uma das ferramentas de vanguarda do Business Intelligence & Analytics.

Big Data – What´s in for Retail?

talk

Após um breve enquadramento sobre a BIT na Sonae, será explorado o tema da Big Data no retalho. Trazemos uma abordagem muito funcional com exemplos do impacto deste movimento no retalho e o que nos permitiu fazer em resposta a uma procura cada vez mais exigente e necessidades comunicativas cada vez mais simples. Será explorada a abordagem da Sonae ao tema Big Data, partilhando um pouco sobre o que tem sido a experiência e necessidades tecnológicas para resposta à estratégia BI da Sonae.

E-Government Development Complexity and Continuous Change Challenge

talk

O objetivo da palestra é entender como os projetos de e-Government envolvem organizações públicas num desafio de mudança contínua. Esta pesquisa enfatiza a relação entre a crescente complexidade do desenvolvimento do e-Government, a mudança contínua, bem como a necessidade de construir capacidades de mudança. Este estudo examina as capacidades de mudança necessárias para sustentar o progresso e renovar a mudança organizacional e tecnológica. Com base num estudo de caso estruturado, abordagem iterativa da investigação IS e análise de teoria fundamentada, foram estudados projetos de desenvolvimento de e-Government em duas organizações públicas canadenses diferentes. Uma análise comparativa desses casos de estudo em profundidade revelou duas estratégias distintas de desenvolvimento de e-Government - uma perspetiva convencional "de cima para baixo" de um projeto de desenvolvimento de e-Government e um comportamento co-evolutivo que ajudou as organizações públicas a lidar melhor com a crescente complexidade do desenvolvimento de e-Government.

Urbanization Challenges, Smart Solutions and Smart Measurements

talk

A rápida taxa de urbanização traz desafios sem precedentes para a obtenção de cidades prósperas e sustentáveis. Soluções inteligentes estão a ser adotadas em todo o mundo para enfrentar esses desafios. Tais soluções são fortemente apoiadas pelos novos avanços da tecnologia como forma de melhorar a eficiência das operações das cidades e otimizar os recursos humanos e naturais. Inovações transversais estão a inspirar outras cidades em todo o mundo a adotar melhores soluções e práticas semelhantes. Contudo, ainda não é possível saber exatamente quais os benefícios alcançados e em que medida. Portanto, indicadores-padrão para medir os benefícios de soluções inteligentes são necessários para comparar diferentes soluções em termos de resultados e também avaliar a sua eficiência e eficácia. Os desafios da urbanização serão apresentados, bem como o quadro UNU-EGOV para cidades inteligentes e sustentáveis, que aborda todos estes desafios. Por último, serão discutidos os indicadores internacionais das cidades inteligentes da UIT e da ISO.

Watson e a computação cognitiva

talk

Porque é que os sistemas cognitivos vão ser importantes? O que é o Watson, como nasceu, como funciona e para onde vai? Saberemos o que nos reserva o futuro?

9 FEV - QUINTA

Node.js no contexto da Paddypower Betfair

talk

NodeJS tem ganho protagonismo na indústria pela sua facilidade de desenvolvimento e performance. Neste workshop vamos mostrar como é que o NodeJS pode ajudar a escalar aplicações, usando como caso de estudo a PaddyPower Betfair. Neste workshop, o NodeJS será usado para desenvolver uma ‘REST API’ auxiliada por tecnologias realtime para construir e atualizar uma página de apostas de um evento desportivo.

Internet of things - "… e a tua Web, tira cafés?”

talk

Uma abordagem sobre como as inovações de hoje irão impactar a forma como os humanos, os computadores e outras entidades se relacionarão no futuro. Estamos preparados para assistir a uma invasão de “inteligências artificiais”, processos de robotização e que sejam as máquinas as principais utilizadoras da Internet? E as empresas, estão preparadas para esta nova revolução digital?

“O percurso de uma ideia até milhões de utilizadores"

talk


A palestra será dividida em duas partes:

Parte 1 - Num período de 4 anos, como se transformou uma ideia numa empresa com mais de 14 milhões de utilizadores? A história da Freeletics e os principais fatores para o seu sucesso.

Parte 2 - Apresentação da infraestrutura técnica da Freeletics, apresentando as respostas ao desafio de escalar um backend Ruby on Rails para responder a milhões de requests. Será dada uma curta introdução a Docker, Kubernetes, Terraform e AWS.

HTTP/2 - Gotcha! I finally understand HTTP/2

talk

Esta palestra pretende explicar que problemas temos hoje em dia na web e que desafios o HTTP/2 se propõe a resolver. Vamos compreender quais as novas características do protocolo em comparação com HTTP/1.x. Também vamos perceber que ações para melhorar a performance estamos a fazer e que não são mais necessárias. A palestra tem alguns conceitos teóricos, mas a ideia principal é que consigamos todos perceber na prática e com alguns exemplos como entender e fazer debug do protocolo!

React como um construtor de interface de componente funcional puro

talk

Construir interfaces complexas na web não é uma tarefa fácil, especialmente se tivermos em consideração que a code base final deve ser fácil de manter e fácil de perceber para acrescentar novas funcionalidades rapidamente. Nesta talk vou mostrar como podemos conseguir isto e muito mais, utilizando React e a arquitetura Flux para criar component-based UIs.

Front-end Foundations - Folder structure, grids, naming conventions and best practices

workshop

Aprender como estruturar o teu projeto front-end, entender a importância de nomear e a semântica ao escrever o teu código, aprender como delegar o teu layout num sistema de rede, entender porque deves escrever o menor CSS possível, introdução à especificidade do seletor.

10 FEV - SEXTA

Centro de Investigação ALGORITMI

talk

O Centro de Investigação ALGORITMI (CAlg) é um dos maiores centros de investigação em Portugal reconhecidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na área das Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica (TICE). É constituído por 6 linhas de investigação heterogéneas e complementares. Vários docentes e bolseiros do Departamento de Informática (DI) investigam em pelo menos 3 linhas do CAlg. Nesta breve apresentação, a missão do CAlg, a organização interno do centro de investigação e a linha de investigação em Ciências da Computação e Tecnologias serão descritas. Entre os vários projectos em que o CAlg participa, o projecto iFactory (uma co-promoção entre a Bosch e a Universidade do Minho) será exemplificado, em particular um dos seus sub-projectos onde participam vários elementos do DI.

O futuro da segurança e privacidade dos dados na cloud

talk

A cloud é apenas um computador de um desconhecido. Darias a tua chave de casa a um estranho? Vem conhecer o SafeCloud e descobre como podes proteger os teus dados!

Hackathon

Concurso

A Return Hackathon é uma maratona de programação gratuita, organizada pelo Centro de estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (CeSIUM), cujo tema é o Bem Social, onde os participantes são desafiados a “devolver” à sociedade em geral parte do bem que esta lhes trouxe.

11 FEV - SÁBADO

Hackathon

Concurso

A Return Hackathon é uma maratona de programação gratuita, organizada pelo Centro de estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (CeSIUM), cujo tema é o Bem Social, onde os participantes são desafiados a “devolver” à sociedade em geral parte do bem que esta lhes trouxe.